Besouro, o filme retrata com competência a saga do herói nacional e sua negritude
Qualquer semelhança com O Tigre e o Dragão não é mera coincidência para quem assiste Besouro, o filme. As cenas em que o personagem central voa, em meio a golpes flutuantes de capoeira, são obra encomendada ao coreógrafo chinês, Huen Chiu Ku, o mesmo que imortalizou o baile marcial aéreo da famosa produção. Com um orçamento estimado em R$ 10 mi, Besouro é de longe o filme nacional mais caro do ano, sem investimento em um elenco de peso.
Qualquer semelhança com O Tigre e o Dragão não é mera coincidência para quem assiste Besouro, o filme. As cenas em que o personagem central voa, em meio a golpes flutuantes de capoeira, são obra encomendada ao coreógrafo chinês, Huen Chiu Ku, o mesmo que imortalizou o baile marcial aéreo da famosa produção. Com um orçamento estimado em R$ 10 mi, Besouro é de longe o filme nacional mais caro do ano, sem investimento em um elenco de peso.
Trailer oficial do filme
A direção de arte, de Cláudio Amaral Peixoto (Cazuza e Lisbela e o Prisioneiro) e a direção geral de João Daniel Tikhomiroff (renomado diretor publicitário que acumula nada menos que 41 Leões de Ouro em Cannes) se encarregam pela estética primorosa da obra. Besouro é um capricho desde a ambientação à precisão da atuação do elenco, à orquestração dos golpes de capoeira e ao enaltecimento dos orixás que embelezam o enredo. A cultura afro-brasileira, ainda que relatada dentro dos seus períodos mais amargos, é retratada com verossimilhança e coerência, muito além do realismo fantástico. E a música-tema de Gilberto Gil arrepia os sentidos no momento certo. O filme conta a vida do personagem real de forma pictórica e deve se transformar em um cult daqui a não muito tempo. O que incomoda é que o grande público não encha as salas dos cinemas por todo o país e não prestigie uma produção que fala dele mesmo com tanta arte. O grupo seleto que se permite assistir Besouro sai encantado, no entanto.Besouro (Aílton Carmo) e o Coronel Venâncio (Flávio Rocha) no duelo final
Besouro conta a história de Manoel Henrique Pereira (1895-1924), ou Besouro Mangangá, como ficou conhecido pela lenda, muito após a sua morte. Exímio capoeirista, Besouro era uma espécie de justiceiro da raça, tomando as dores da comunidade negra que vivia no Recôncavo Baiano, durante as primeiras décadas do século 20. Os ex-escravos, mesmo quase 20 anos depois da abolição, continuavam sem emprego e exerciam praticamente as mesmas atividades que na época da escravatura, sob as mesmas condições de maus tratos e desmandos. Tendo crescido nessa realidade, Manoel se rebelou e ficou famoso pelos enfrentamentos com os patrões e por vingar os demais companheiros quando estes não podiam levantar a própria voz. Com vigorosos golpes de capoeira, Besouro partia para o confronto e suas numerosas façanhas fazem com ele seja cantado até hoje nas rodas por todo o país. A fama e o nome (Mangangá é a denominação de um tipo de besouro cuja ferroada produz uma dor insuportável) vieram principalmente das fugas-relâmpago, geralmente de modo fantástico, que faziam crer que o capoeirista se evadisse voando.
As controvérsias em torno de sua vida e morte são muitas e cheias de imprecisão. Dizem que foi esfaqueado em uma emboscada preparada pelo filho de um fazendeiro que, ao feri-lo com um golpe de faca de tucum, acabou com a crença de que teria o "corpo fechado" pelos orixás. A maneira como os orixás (divindades cultuadas em religiões afro-descendentes, como o candomblé) são retratados é um capítulo à parte. Com muita beleza e suavidade, a história dos deuses negros, guardiões dos elementos da natureza, é explicada cada vez que se fazem presentes na trama, sem tom pejorativo ou supersticioso. Cada um deles justificando o enredo e sua influência na vida de Besouro, amarrando o seu destino até o momento final e no pós-vida. O ponto forte do filme, no entanto, fica por conta mesmo da exaltação à arte da capoeira, prática proibida à época, hoje reconhecida como patrimônio cultural brasileiro. Besouro foi o primeiro grande expoente do popular jogo, trazido junto com os escravos da África e tão notoriamente associado com o Brasil, e foi a partir de sua influência que a atividade começou a ganhar respeito e liberdade para ser praticada em território nacional.