Se você pesquisar por ‘Mentiroso’ no Google, a primeira ocorrência está apontando para o site da Wikipédia, maior site de conteúdo colaborativo da web na atualidade. O grande problema é que ele aponta para o site específico do nosso presidente, o Luiz Inácio Lula da Silva.
Provavelmente esta é mais uma manobra de alguns sites, tentando (e conseguindo, por enquanto) enganar o esquema de relevância da Google, que interpreta, através dos sites visitados, a ocorrência da palavra, linkada à URL. Sendo assim a gigante dos buscadores (e outras centenas de serviços mais) está atrapalhada e mais uma vez apontando para um deslize diplomático.
Este não é o primeiro caso de pesquisas curiosas (nem será o último). Há alguns meses poderíamos encontrar pesquisas semelhantes linkando para o site da Xuxa, da Preta Gil, para a Casa Branca, e muitos outros mais (que não me recordo agora).
Cabe a Google aprimorar este algoritmo responsável por criar os links, utilizando a web semântica, ou coisa semelhante (perdoem a superficialidade, pois não este assunto não é da minha especialidade) para não permitir manobras deste tipo, que podem vir a constrager profissionais, políticos ou qualquer site, independente do seu conteúdo.